Por Jorge Wamburg

Corinthians foi Cássio e mais
o resto do time
O Corinthians ganhou o jogo e o título por uma simples razão: tem um goleiro melhor do que o do Chelsea. Se não fosse o Cássio, com aquele cabelão anos 80, a vaca podia ter ido pro brejo. Ele estava numa noite fora do comum, até pela sorte de pegar aquele frango que ia entrando por baixo dele pelo rabo. Merece o bicho em dobro. Foi ele
Mesmo tendo mais chances claras de gol, como essa de que falei e aquela defesa do Cássio desviando a bola que ia entrar com a ponta dos dedos, o Chelsea foi um time sem brilho, que no início do segundo tempo já parecia cansado e ficou assistindo o Corinthians jogar, só começando a correr depois que levou o gol. Aí, era tarde demais. O Corinthians caiu na defesa e garantiu o resultado até o fim. Nem dá pra discutir o gol anulado do Fernando Torres porque foi impedimento mesmo.
O Chelsea não merecia mesmo o título, com um técnico burro como o paraguaio Rafa Benitez, que só botou o Oscar em campo, como já estava claro que ia fazer, depois que estava perdendo, talvez pra queimar um jogador de quem ele não gosta. Aliás, o tal de Benitez tem uma cara de pateta e não de admirar que seja mesmo uma besta quadrada.
Agora, também não vamos entrar no oba-oba dos caras da TV, como o Milton Leite e o Villaron, do Sportv, que a toda hora diziam que tavam vendo um jogão, de alto nível e outras besteiras. Jogão coisa nenhuma, Foi um jogo até chato algumas vezes, devido ao estilo cauteloso do Corinthians e à falta de categoria do Chelsea, que nunca mostrou um futebol de campeão. Mereceu, por isso, a chinelada que levou.
Quero deixar claro que o futebol do Corinthians não é encantador, muito ao contrário. Seu corte é a marcação e foi assim que ganhou o campeonato brasileiro do ano passado. É o chamado futebol de resultado. Faz um gol ou dois e cai na defesa, que o time arma bem e tem bons jogadores, contando com um ótimo meio campo. Lá na frente, perde mais gols do que faz, mas depois que faz é difícil o adversário virar o placar.
Agora é esperar pela próxima Libertadores, pra ver se vamos chegar lá de novo, com Fluminense, Atlético Mineiro, São Paulo, Grêmio ou Palmeiras. É óbvio que o Palmeiras, rebaixado pra segundona, mas campeão da Copa do Brasil, é o que parece ter menos possibilidades, mas também ninguém garante que os outros vão arrebentar contra argentinos, uruguaios, colombianos, equatorianos, chilenos e sei lá quem mais da Libertadores.
O bom é que a festa do Corinthians já acabou e vem aí Natal e Ano Novo. O futebol, em 2012, já encheu o saco. Que venha 2013, com os velhos e bons campeonatos regionais pra gente matar a saudade. Depois brasileiro de novo e Copa das Confederações. Vamos botar futebol pelo ladrão.
________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário